ETEO - Escola Técnica Empresarial do Oeste
 
ESCOLA TÉCNICA EMPRESARIAL DO OESTE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Formação/PAP

 
 
 
 
 
 
 

Formação em Contexto de Trabalho

 
A portaria nº 74-A/2013 de 15 de fevereiro que estabelece as normas de organização, funcionamento, avaliação e certificação dos cursos profissionais refere:

"A FCT integra um conjunto de actividades profissionais desenvolvidas sob a coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno.

A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso”.

Pelo que, entende-se que cada aluno terá que desenvolver práticas profissionais correspondentes à especificação do respectivo curso.

Todos os alunos da ETEO têm que cumprir 700 horas de FCT, sendo 300h no 2º ano e 400h no 3º.

 
 
 
 
 
 

Prova de Aptidão Profissional

 
A portaria nº 74-A/2013 de 15 de fevereiro que estabelece as normas de organização, funcionamento, avaliação e certificação dos cursos profissionais refere:

"A FCT integra um conjunto de actividades profissionais desenvolvidas sob a coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo A portaria nº 74-A/2013 de 15 de fevereiro, que estabelece as normas de organização, funcionamento, avaliação e certificação dos cursos profissionais refere que "A Prova de Aptidão profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno”.

O projecto de PAP centra-se em temas e problemas perspectivados e desenvolvidos pelo aluno em estreita ligação com os contextos de trabalho e realiza-se sob orientação e acompanhamento de um ou mais professores.
A concretização do projecto compreende três momentos essenciais:

  1. Conceção
  2. Fases de desenvolvimento
  3. Autoavaliação e elaboração do relatório final