A Escola Técnica Empresarial do Oeste, é uma escola profissional de natureza privada, sujeita à tutela do Ministério da Educação e Ciência, presta serviço público de educação e integra a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações. Iniciou a sua atividade em 1990, em Caldas da Rainha, por iniciativa de entidades locais/regionais (Câmara Municipal das Caldas da Rainha, ACCCRO — Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, AIRO — Associação Empresarial da Região do Oeste e a então, Região do Turismo do Oeste, agora Turismo do Centro de Portugal), através de um Contrato Programa com o Ministério da Educação, com o objetivo de formar técnicos especializados em áreas em que a região fosse carenciada, por forma, a responder à necessidade de recursos humanos qualificados do mercado de trabalho.
Em 1999, com a publicação do Decreto-Lei no 4/98, foi criada a APEPO — Associação Para O Ensino Profissional Do Oeste, entidade proprietária da Escola, cujos associados são os seus fundadores e desde dezembro de 2014, o Montepio Rainha D. Leonor — Associação Mutualista.
Embora o objetivo imediato, seja a inserção dos seus diplomados na vida ativa, estes podem também optar pelo prosseguimento de estudo no ensino superior ou em cursos pós-secundários, sendo reconhecidas as suas habilitações em todos os países da União Europeia.